segunda-feira, dezembro 25, 2006

EXCLUSIVA: SERPENT RISE

Formada no inverno de 1993, e fundamentada nas raízes do doom metal, a banda gaúcha Serpent Rise é a mais antiga no estilo em atividade no Brasil. Após quase dez anos do lançamento do "debut" Gathered by..., a banda está gravando o seu novo álbum "Full Lenght". O vocalista Agnaldo fala diretamente de Santa Maria sobre o momento atual da banda.

deathfrontier d.f.: Quando foi lançada a primeira demo "Anastenárides" em 1994, a repercussão foi bem grande, sendo distribuida no underground nacional e mundial. Isso lhes rendeu bons frutos, levando a banda tocar no B.H.R.I.F(maior evento de música idependente), dividindo o palco com o Anathema(UK), grande ícone e uma das mais respeitadas bandas do doom metal mundial. Como foi essa experiência?
Agnaldo: Para a cena Doom Metal nacional, aquilo foi um acontecimento impar, porque a Serpent Rise tinha apenas um ano de existência e estava dividindo o palco com uma das bandas pioneiras do estilo. A cena brasileira já tinha ótimas bandas naquela época, tais como Mythological Cold Towers,Pentacrostic,The Cross, Asaradel, mas fomos nós os escolhidos para mostrar que o Doom Metal brasileiro também existia. Como experiência pessoal foi ótimo ter convivido com músicos brasileiros e estrangeiros.

deathfrontier d.f.: A Serpent não lança um trabalho de estúdio desde 1998. Como está o pique do grupo para voltar ao estúdio depois de todo esse tempo?
Agnaldo: Nós estamos muito entusiasmados com a possibilidade de gravarmos esse novo álbum. Nós faremos um trabalho pesado e com muita qualidade.

deathfrontier d.f.: O álbum "The Gathered by..." foi lançado pelo selo paulista Megahard Records, pretendem lançar o novo pelo mesmo?
Agnaldo:
Não, definitivamente não há possibilidade nenhuma de lançarmos outro álbum pela megahard. A gravadora não existe mais e mesmo que existisse não tivemos uma boa experiência com eles.

deathfrontier d.f.: A onde está sendo feita a gravação do novo álbum?
Agnaldo: Iniciamos as gravações em um estúdio de Porto Alegre(RS), mas devido a vários problemas, as sessões foram interrompidas. Eu acredito que em 2007 vamos terminar este álbum aqui em nossa cidade mesmo em um estúdio local.

deathfrontier d.f.: A produção vai ficar por conta de Sebastian (Enthroned), e terá arte feita por Jefferson Britto(My Threnody), porque esses nomes para cuidar desses importantes papéis?
Agnaldo: Assim como as gravações foram suspensas, e sofrerão mudanças, eu acredito que produtor e designer também sofrerão mudanças. Quanto ao Jefferson Brito, nós estamos em contato desde a época em que ele tocava no Silent Cry, somos amigos e apoiamos o trabalho dele com o My threnody.

deathfrontier d.f.: Qual é a temática das letras do novo álbum?
Agnaldo: Nada de tão inovador... continuarei falando sobre coisas tristes, decepções.

deathfrontier d.f.: Em meados do ano 2000, a banda suspendeu as suas atividades até 2004, qual foi o motivo desse acontecimento?
Agnaldo: na época lembro-me que estávamos compondo musicas para nosso segundo álbum, porém a formação estava totalmente dilacerada, uma vez que não tínhamos baixista e tecladista. Haviam também problemas internos,divergências musicais,isso tudo me fez perder a paciência e resolvi sair fora.

deathfrontier d.f.: Da formação original só restam você e o Júlio, como está o cast da banda, e esses novos integrantes conseguiriam realmente se incorporar na ideologia da banda?
Agnaldo: Atualmente só eu sou remanescente da formação inicial. O Júlio esteve conosco, mas por motivos profissionais deixou a banda,inclusive hoje ele mora no norte do Mato Grosso. Quanto aos novos membros, eles não são tão novos assim, pois o Sávio(Teclado) esteve conosco no período de 1997 à 2000. O Sérgio é um antigo amigo e sempre esteve próximo da banda. Sim, eu acredito que agora estamos novamente dentro da ideologia da Serpent Rise, ou seja, uma música pesada e dentro do METAL.

deathfrontier d.f.: Assim como Paradise Lost, Anathema e outras bandas de doom metal que deixaram o estilo para seguir outra tendência, vocês pretendem seguir outra linha músical, ou permanecerão sempre fiéis ao doom?
Agnaldo: Eu não teria reunido a Serpent Rise, outra vez ,se não fosse para fazer Doom Metal!!! Eu não posso negar que os novos membros trouxeram consigo novas influencias, mas as raízes da banda sempre serão o Doom Metal,e nossas almas sempre estarão comprometidas com o METAL!!!

deathfrontier d.f.: Sobre o Arcanum XIII, seu projeto paralelo, pretende seguir em frente?
Agnaldo: Sim! Aguarde novidades em breve.

deathfrontier d.f.: Como você vê o cenário doom atualemente?
Agnaldo: Uma cena forte e com fieis apreciadores
.
deathfrontier d.f.: Muito obrigado pela entrevista, o espaço está a aberto para suas considerações finais...
Agnaldo: Obrigado à você do Death Frontier Zine e aguardem novidades em breve.

Christian Tier

RELEASES:
-Anastenárides / Demo-tape(1994)-self released.(SOLD OUT / ESGOTADO) -Travellin´free... in the cosmic sea / Promo-tape(1995) - (SOLD OUT / ESGOTADO) - Gathered by... kharma / full lenght album(1998) - Megahard Records.(SOLD OUT / ESGOTADO) - Anastenárides / Cd(2005)-Satanael Records & Wolfshade productions.
LINE UP:
Agnaldo (Vocals) /Sérgio (Guitars) /Sávio (Keyboards) / SESSION MEMBER:Régis (Guitars)

Página da Banda: http://www.myspace.com/serpentrise
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=824259
e-mail: Doom_worshipers@immortal.com

Nenhum comentário: